2016 e o vinil: 12 fatos!
- VINIL BOX
- 20 de dez. de 2016
- 4 min de leitura

Para quem gosta de LPs e mundo do vinil, 2016 foi um ano para comemorar. Não só tivemos lançamentos incríveis por todo o mundo, como reedições deliciosas de se ouvir. Além de um crescimento gigante na economia do vinil.
Notícias, inovações, empresas, bandas e discos incríveis fizeram a alegria de milhares de pessoas. Mas nós escolhemos 12 fatos no mundo dos LPs que para nós da VINIL BOX marcaram bem este ano. Veja abaixo:
Janeiro
David Bowie morre 2 dias após lançamento de seu último disco

A perda do músico (10/01/2016) certamente foi uma das mais sentidas na história da música. E aconteceu nada menos do que 2 dias após o lançamento de seu 15º disco, Blackstar. O vinil foi um dos mais vendidos no ano e eleito pelo The Guardian o 3º melhor de 2016. E para quem comprou o LP, é um prato cheio para descobrir segredos pela capa.
Fevereiro
Technics SL-1200 volta à cena

O toca-discos Technics SL-1200 já era um dos queridinhos do mercado. Muito procurado por quem entende de som, o aparelho que nasceu em 1972 no Japão teve sua produção finalizada em 2010. No entanto, para comemorar os 50 anos do aparelho, a Panasonic fez seu relançamento com uma edição mais do que especial. A nova versão Grand Class SL-1200G além de custar 4000 dólares, trouxe inovações que garantem um som ainda mais quente e puro.
Março
Restos mortais viram LP

Pois é, até isso foi voltou a ser notícia em 2016. Se você quiser, suas cinzas podem se transformar num vinil com suas músicas preferidas. Quem promete fazer isso (e já anuncia o serviço há 7 anos, mas que agora ganhou mais relevância devido ao crescimento de interesse no vinil) é a empresa inglesa Vinyly. São 12 minutos de cada lado do disco, incluindo suas últimas palavras. Medo!
Abril
Nova fábrica de discos no Brasil

fotografia- vídeo youtube VIP
Você deve ter visto e lido sobre a Vinil Brasil. Nova fábrica para quem quer prensar LPs no Brasil. A empresa ainda não alçou voo como esperado e ainda está em fase de testes, mas já iniciou algumas prensagens pilotos e pelo visto está pronta para começar a trabalhar. Esperamos que em 2017 tenhamos mais novidades da Vinil Brasil e LPs, muitos LPs prensados!
Maio
Adele fatura mais com vinil do que no Youtube.

Photographer - Alexandra Waespi
Esta é a nova realidade de artistas como Adele e Ed Sheeran no Reino Unido. As vendas de disco de vinil estão pagando mais do que os direitos recebidos por streaming no Youtube. Mais um motivo pra apostar no crescimento do vinil em 2017!
Junho
Pink Floyd relança discografia em vinil

The Piper at the Gates of Dawn, A Saucerful of Secrets, a trilha More e Ummagumma foram os primeiros relançamentos da banda em vinil do ano. Os discos respeitaram os lançamentos originais em relação à arte e vieram em versões de 180g. E depois, ainda soltaram outros títulos incríveis. Gostou?
Julho
1º disco de vinil é tocado no espaço
Sim, é isso mesmo que você leu. Jack White (White Stripes) e sua gravadora Third Man Records, enviaram para o espaço um toca-discos que realmente tocou o 1º vinil fora da Terra, no caso, o single de Carl Sagan "A Glorious Dawn." O feito em parceria com a NASA, comemorou os 7 anos da gravadora e ampliou ainda mais a imaginação e expressão na história da música em vinil. Veja o vídeo acima!
Agosto
Novas máquinas de prensagem nascem na Alemanha

A empresa alemã Newbilt Machinery GmbH & Co. KG está fabricando novas máquinas de prensagem de vinil. A notícia é ótima, uma vez que as máquinas que fazem a prensagem atual são as mesas de décadas atrás, por isso ainda é tão difícil encontrar máquinas ainda funcionando e peças para as mesmas. As novas máquinas são as primeiras novas prensas comerciais para fazer discos de vinil em pelo menos 30 anos.
Setembro
Beatles lança álbum oficial “Live at the Hollywood Bowl”

Mais um daqueles discos que todo Beatlemaníaco e colecionador de vinil precisa ter. O lançamento oficial do álbum veio acompanhado de um documentário “Eight Days a Week – The Touring Years” e fez de setembro um dos meses mais agitados na Amazon e lojas de LP. O álbum apresenta as performances de 1964 e 1965 do Fab Four, com canções como Twist and Shout, Ticket to Ride entre outras ao vivo.
Outubro
O ano de Arthur Joly

fotografia: site sim são paulo (http://www.simsaopaulo.com/pb/arthur-joly-reco-head-records/)
O mês não é exatamente outubro, até porque o trabalho de Arthur Joly - produtor, engenheiro de masterização e dono da Reco-Head - já acontece há anos. Mas o fato é que 2016 foi o ano em que vimos Joly mergulhar ainda mais no mundo do vinil. Foram diversos LPs masterizados, acetatos produzidos, workshops sobre som em vinil e o lançamento de seu disco Jolyman & Deelion - Standart Diving Dress. Nós que o acompanhamos desde o início da Reco-Head, não poderíamos deixar ele de fora dos momentos mais legais de 2016.
Novembro
Rolling Stones lança novo álbum após 11 anos

Desde 2005 a banda não entrava em estúdio para gravar um novo álbum. Desta vez voltaram, mas não demoraram muito: Blue & Lonesome foi gravado em apenas 3 dias. Puro blues, a raíz musical da banda. E é claro, saiu em vinil, para a nossa alegria.
Dezembro
Vinil vende mais que mp3 no Reino Unido

Não é só de grandes prensagens que o Reino Unido é conhecido, as maiores vendas de LPs também estão por lá. Pela primeira vez, as vendas de LPs foram maiores do que as vendas de MP3. Na primeira semana de dezembro foram contabilizados £2.4m de vendas em disco contra £2.1m de MP3. Muito devido aos presentes de Natal de fim de ano, mas mesmo assim um marco para se comemorar.